.

slides

Boletins informativos

.

terça-feira, 24 de agosto de 2010

MEMÓRIAS DE UMA GUEIXA -->> Audiobook para Download em Mp3






Memórias de uma Gueixa
 ARTHUR GOLDEN



Memórias de uma Gueixa é um romance fascinante, para ser lido de várias maneiras: como um mergulho na tradicional cultura japonesa, ou um romance sobre a sexualidade, e ainda, como uma descrição minuciosa da alma de uma mulher já apresentada por um homem. Seu relato tem início numa vila pobre de pescadores, em 1929, onde a menina de nove anos é tirada de casa e vendida como escrava. Pouco a pouco, vamos acompanhar sua transformação pelas artes da dança e da música, do vestuário e da maquilagem; e a educação para detalhes como a maneira de servir saquê revelando apenas um ponto do lado interno do pulso - armas e mais armas para as batalhas pela atenção dos homens. Mas a Segunda Guerra Mundial força o fechamento das casas de gueixas e Sayuri vê-se forçada a se reinventar em outros termos, em outras paisagens.
Conta a história da pequena Sayuri, no filme interpretada por Ziyi Zhang, que vivia nos anos precedentes à Segunda Guerra Mundial, onde era comum as famílias pobres venderem suas filhas para livrar-se do peso de alimentá-las e sustentá-las. E foi isso que aconteceu com a protagonista. Depois de vendida, ela foi parar num okiya, uma casa de gueixas que é responsável por escravizar essas crianças ou transformá-las em gueixas. No seu novo lar, a menina de olhos cor de água leva uma vida sofrida nas mãos da invejosa Hatsumomo, personagem vivido por Gong Li. Apesar de enfrentar os empecilhos da rival Hatsumono, Sayuri consegue se tornar a gueixa mais desejada de Kyoto, que esconde um amor secreto pelo Presidente, vivido por Ken Watanabe.
O livro onsegue dar uma verdadeira aula sobre os costumes dessas belas mulheres que vivem em um mundo próprio e misterioso, cheio de glamour e prestígio. Vestidas em quimonos caríssimos, com pinturas que induzem a sensualidade e o desejo masculino, elas participavam de banquetes com os homens mais bem sucedidos do Japão. Para se tornarem grandes artistas, as gueixas precisavam passar anos treinando dança, canto e aprendendo a tocar o shamisen, um instrumento de cordas.
Ao contrário do que muitos pensam (e algumas críticas julgaram mal), as gueixas são artistas que usam seu poder feminino para entreter os homens poderosos, e não são prostitutas.  Ser gueixa nunca foi ilegal, ao contrário da prostituição, ilegalizada em 1957 no Japão. Elas precisavam respeitar a lei que proibia gueixas se envolverem com prostituição, mas nem todas respeitavam, levando muitas pessoas a associarem-nas com prostitutas, mesmo porque na cultura oriental, uma gueixa famosa precisa de um danna, uma espécie de cliente (na maioria, homens casados) que financia os gastos e em troca passa a ter relações com as artistas, não implicando uma relação sexual, pois é a gueixa quem escolhe se quer ou não se envolver sexualmente com seu danna.



 
 




 
 
-->> CONVERTIDO POR VICIADOS EM AUDIOBOOK

 
 
 
 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails
Related Posts with Thumbnails

.

AdSense